3
2014
AO CONTRATAR SEGURO DE CARRO, SER MAIS VELHO É BOM NEGÓCIO
Alcançar a melhor idade pode ser um bom negócio, pelo menos quando se está em pauta o valor do seguro do carro. Simulação feita recentemente mostra que, após os 60 anos, valor pago pela a apólice pode cair até 33% em relação ao valor cobrado de uma pessoa de 45 anos.
Na média, segundo o levantamento, pessoas com 60 anos pagam cerca de 6% a menos no valor do seguro do carro do que se fossem 15 ou 25 anos mais jovens.
Das cinco cidades pesquisadas, Belo Horizonte (MG) é a que apresenta as diferenças mais gritantes. Lá, segundo a cotação, o preço de um seguro de um Fiat Palio Attractive pode ser até 33% mais barato para um homem de 60 anos do que para um de 45 anos.
Em São Paulo, a diferença chega a 177% quando se compara o valor do seguro para os mais velhos e para jovens de 20 anos. Por exemplo, um homem nesta faixa etária paga, em média, R$ 2.881 no seguro do Chevrolet Onix. Para quem tem 60 anos, o preço cai para R$ 1.038, segundo a simulação.
A razão para isso reside nos hábitos e rotina de mais velhos. As pessoas nesta faixa etária se expõem menos a riscos e têm mais cuidado na direção.
A tendência é que os jovens adotem o comportamento oposto. Segundo especialistas, eles tendem a envolver em mais acidentes e a colocar os veículos em situações propícias a roubos e furtos, como estacionar o carro na rua ou estudar à noite.
O Rio de Janeiro é a única capital que foge à regra. Por lá, os mais jovens continuam pagando mais caro pelo seguro. Só que o cenário se inverte quando eles alcançam os 35 anos. Segundo a simulação, um homem nesta faixa etária pode pagar até 15% a menos na apólice do que uma pessoa de 60 anos.
Para chegar a estes dados, foi realizada uma cotação dos valores do seguro de três modelos de carros em 13 seguradoras presentes em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).
Fonte: Exame