Out
15
2014

SEGURO RESIDENCIAL: O QUE É E COMO FUNCIONA

How-Mortgage-Insurance-Cover-Works-for-YouO seguro residencial é um produto com coberturas multirriscos, isto é, oferece um conjunto de seguros conjugados ou agrupados numa única apólice. Este tipo seguro é destinado a residências individuais, como casas e/ou apartamentos utilizados como moradia habitual ou de veraneio.

Todo seguro residencial possui uma cobertura básica e obrigatória, que cobre os prejuízos provocados por incêndio, queda de raio e explosão.

Além da cobertura básica, existem adicionais que também podem ser contratados ou concedidos pela seguradora, que visam complementar o seguro e proteger o imóvel contra outros riscos. Dentre estas, temos: roubo, desmoronamento, impacto de veículos, queda de aeronaves, vendaval, furacão, ciclone, chuva de granizo, danos elétricos, assistência 24h, etc.

É importante também lembrar que o seguro do seu condomínio não cobre especificamente o seu apartamento ou casa nem os bens que estão dentro. Cada condômino que quiser proteger o seu patrimônio individual precisa fazer um seguro próprio, o residencial.

Em sua maioria, as apólices multirriscos costumam cobrir:

• reconstrução da moradia;

• reposição ou reparo dos pertences pessoais;

• despesas adicionais, no caso de você ficar temporariamente impedido de morar na sua casa, em consequência de um incêndio ou outro motivo previsto no contrato; e

• responsabilidade civil familiar.

Mas como funciona a franquia deste seguro? A franquia é uma parte do prejuízo que você vai pagar. Na apólice do seguro da sua casa está determinada a importância que você vai bancar na franquia ou um percentual do valor de indenização contratado (limite máximo de indenização). Caso o prejuízo seja inferior ao valor da franquia, o pagamento do conserto será feito por você, não cabendo à seguradora pagar indenização.

Evidentemente, ninguém gosta de pagar o prejuízo de um risco segurado, mas por outro lado, esse instrumento permite que o custo do seu seguro (prêmio) seja reduzido porque o risco da seguradora diminui.

O seguro residencial é feito para reparar os prejuízos e evitar dores de cabeça. Pois, com um pequeno investimento você tem uma série de garantias e serviços que protegerão sua casa e seus bens de eventuais imprevistos. Trazendo tranqüilidade e segurança para o seu lar.

Fonte: Tudo sobre Seguros